quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Artigos

COMO VENCER GUERRA CONTRA O CORONAVÍRUS?

Os casos e óbitos confirmados da COVID-19, causada pelo coronavírus, a cada dia que passa, vêm alarmante e exponencialmente aumentando em todo o Mundo. No Brasil, são quase 955.377 mil casos confirmados e mais de 46.510 óbitos registrados pelo Ministério da Saúde até o ultimo dia 18 de junho de 2020.
O coronavírus pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias e o quadro clínico varia de assintomático a sintomas respiratórios graves, os quais requerem internação hospitalar e ventilação mecânica, devido à dificuldade respiratória. Outras manifestações estão sendo descritas no meio científico e dependem de vários fatores, incluindo características individuais, como comorbidades pré-existentes (diabetes, hipertensão, doenças autoimunes). Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, dor de garganta, tosse, coriza e dificuldade para respirar severa. Os centros de pesquisa mundiais vêm trabalhando incessantemente para disponibilizar o tratamento e encontrar uma vacina eficaz.
Autoridades de saúde do mundo todo estão focadas em medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no sentido de conter o aumento excessivo de casos e óbitos e evitar a falência dos sistemas de saúde. Enquanto não existe tratamento ou vacina, a recomendação para evitar a propagação da doença é o isolamento social e medidas de segurança e higiene, como lavar as mãos adequadamente várias vezes ao dia, fazer uso de álcool em gel 70%, usar máscara sempre que precisar sair de casa, evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz.
O momento é de respeito e proteção ao próximo, conscientização e educação em saúde, como foco nas únicas armas disponíveis até o momento, saindo de casa somente quando estritamente necessário e manuseando a máscara adequadamente, colocando-a e retirando-a pelo elástico e não colocando a mão na frente da mesma ou deixando-a abaixo do nariz ou no queixo; além das medidas de higiene já citadas. O atendimento médico só deve ser procurado imediatamente se houver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito. A pandemia só terá fim se as orientações da Organização Mundial de Saúde forem seguidas. Somente com a colaboração de todos essa guerra terá fim.

Bruna Silva de Oliveira
Tailiane dos Santos Oliveira Curso de Farmácia Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Compartilhe: