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quinta-feira, 25 de julho de 2024

Artigos

Como ter mais benefício com a caminhada?

Olá!
Você sabia que caminhar pode ser o segredo para dormir melhor, melhorar seu ânimo e até reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas além de ajudar a ter ossos mais fortes? Sim, a caminhada ajuda em diversos aspectos da nossa saúde, mas como obter esses benefícios?
A primeira pergunta é: como caminhar? Estudos mostram que simplesmente andar já reduz o risco de câncer, mas para as doenças cardiovasculares, andar mais rapidamente proporcionam maior proteção (o risco de doenças cardíacas é reduzido entre 10% e 20% se você andar mais rápido). Mas afinal, o que significa andar mais rápido? Você saberá que está caminhando no ritmo que o mais se beneficia quando sentir os batimentos cardíacos e uma taxa de respiração mais alta do que o normal, mas ainda conseguir falar sem perder o fôlego – ou seja, consegue falar, mas não cantar.
Outra pergunta é qual o melhor horário? Andar faz bem a qualquer hora do dia, mas estudos mostram que a caminhada matinal ajuda na qualidade e quantidade do sono. A luminosidade ajuda a acertar nosso relógio interno – aquele que avisa seu corpo quando dormir e quando acordar. Essa exposição matinal reduzirá a produção de melatonina, o hormônio que nos estimula a dormir e isso tende a te deixar mais acordado. Portanto, se você está com dificuldade para dormir, uma das possíveis explicações (há varias) é que você não esteja recebendo luz natural suficiente, principalmente pela manhã. Essa prática pode te ajudar a acordar menos de madrugada e ter um sono mais profundo. A exposição solar também desencadeia a liberação de uma substância chamada serotonina, que faz com que nos sintamos bem.
E a ultima pergunta é quanto caminhar? Devemos manter esse ritmo que te impeça de cantar, mas não de falar por no mínimo, 30 minutos por 5 dias por semana, totalizando ao menos 150 minutos semanais. Porém, agora que muitos estão trabalhando de home office, permanecendo mais tempo sentados, a ideia é, levantar e se movimentar mais vezes ao longo do dia, além da caminhada.
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

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