Ir para o conteúdo

sábado, 16 de agosto de 2014

Artigos

COMO SER LIVRES

A liberdade que todos temos, é o dom de Deus; uma oportunidade que o Criador nos dá – permanentemente – de escolher entre o Bem e o Mal, conforme a  nossa própria vontade.
Alguns fatos das Sagradas Escrituras, nos comprovam como o Filho de Deus, sempre que falava às multidões, era amabilíssimo e nunca impunha Suas idéias: “Se queres ser perfeito…” diz Ele ao jovem rico. Aquele rapaz que rejeitou a insinuação, retirou-se livremente, mas entristecido. Já houve uma pregador católico, que chamou  o jovem rico de “ave triste”, pois ele perdeu a alegria, quando deixou de atender à uma sugestão para ser ainda melhor, ser perfeito; referindo uma vida mais fácil, em meio à sua riqueza, como grandes parte dos cristãos de hoje.
Consideremos, agora, outro fato: a nunciação à Maria, da vontade de Deus. O anjo Gabriel diz a Virgem Santa, eu Deus a quer para Mãe do Messias. Após compreender o eu o Senhor lhe pede, ela responde firmemente: “Faça-se de mim, segundo a Tua palavra”. Livremente, ela decidiu-se pela vontade de Deus.
Também quando chega a hora marcada por Deus, para salvar a humanidade de escravidão do pecado, completamos – recolhido num lugar onde costumava rezar – Jesus Cristo, que sofre dolorosamente até derramar um suor de sangue, mas  aceitando espontaneamente, o sacrifício eu o Pai lhe pede.
Especialmente diante desta opção de Jesus, de livremente. Se entregar até a morte, para nos salvar do pecado, nos é difícil entender perfeitamente a liberdade
É difícil, também, entender por eu o Senhor nos dá esse privilégio: a liberdade de seguir Deus passos, mas também, de defende-LO, desviando-nos dos seus ensinamentos.
A liberdade pessoal nos leva a perguntar – baseados na nossa incapacidade e fragilidade: Que espera de nós, Senhor, para que voluntariamente cumpramos Seus ensinamentos e possamos alegremente nos dizer cristãos?
E é o próprio Deus que nos responde: “A verdade vos fará livres!”
Saber que saímos das mãos de Deus, que somos Duas criaturas queridas e filhos amados, nos leva a amá-LO acima de todas as coisas. Saber que só Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, é ter a certeza de que vivendo a Sua Doutrina, convencendo-O e amando-O, assim como a todos os irmãos, livremente estaremos aceitando a Verdade que nos torna livres! 

Compartilhe: