Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Como os exercícios aeróbicos ajudam no controle da pressão?

Olá!
A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovasculares, que se caracteriza por elevações sustentadas – no nível pressórico sistólico igual ou superior a 140 mmHg e /ou diastólico igual ou superior a 90 mmHg – pela qual, com o passar do tempo, e muitas vezes sem demonstrar sintomas, venha a ocasionar o desenvolvimento de lesão em vasos e órgãos- alvo. Essas alterações, crônicas, podem explicar o fato de 40% das mortes dos pacientes hipertensos serem por AVC (ou derrame cerebral) e 25% por infarto.
Estudos epidemiológicos mostram que um em cada cinco pessoas com idade superior a 18 anos tem hipertensão arterial. Um estudo realizado pelo American College of Sports Medicine mostrou que o uso de medicações reduziu a mortalidade por doenças cardiovasculares em 21% naqueles com hipertensão. Contudo, cada vez mais o exercício aeróbico vem sendo estimulado como uma abordagem não medicamentosa para redução e até mesmo, normalização dos níveis pressóricos.
Como efeito agudo, é observada uma redução imediata da pressão arterial após uma única sessão de exercício aeróbico – estudos mostram que exercícios com duração de 40 minutos provoca diminuição da pressão arterial maior e mais prolongada do que o exercício com duração de 20 minutos. E esse efeito é observado também ao longo das próximas 24 horas.
Em relação aos efeitos crônicos, foram observados reduções significativas após 12 meses de acompanhamento, tanto no período diurno quanto no noturno.
Portanto, o exercício quando praticado de forma regular é uma conduta que auxilia no tratamento da hipertensão arterial. Contudo, vale ressaltar a importância de uma avaliação cardiológica antes de iniciar o programa de treinamento físico, bem como o acompanhamento pelo médico ao longo do tratamento.
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: