sexta-feira, 04 de dezembro de 2020

Artigos

Como nossos hábitos influenciam nossa saúde

Olá!

O coração é o órgão que mais sofre com os hábitos ruins como sedentarismo, alimentação desregulada, consumo de álcool e tabagismo. Só para ter uma ideia, as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis por 300 mil mortes por ano no Brasil.
A taxa de colesterol é um dos grandes culpados pelos males que acometem o coração, e uma das fontes dessa substância é a gordura animal. A reeducação alimentar é um dos caminhos para ter mais saúde. Pratos coloridos com verduras e legumes, alimentos integrais, ricos em fibras no lugar dos refinados (arroz branco, por exemplo), além de evitar o excesso de sal e açúcar são medidas bastante benéficas.
O sedentarismo é um dos principais vilões para a saúde do coração também. Está relacionado a numerosas doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge identificou que a falta de atividade física pode matar duas vezes mais que o excesso de peso. Portanto, caminhar ao menos 20 minutos por dia pode reduzir o risco de morte prematura em até 30%. Após 12 semanas o corpo já sente os efeitos positivos da prática de exercícios físicos.
Sabemos que o consumo de álcool está associado a alguns efeitos a longo prazo como câncer de mama, câncer oral, doenças cardíacas, derrame, cirrose hepática entre outras. A ingestão de mais de três copos de bebida alcoólica por dia prejudica o coração. Não existe um nível seguro de ingestão.
Se não bastasse os estragos aos pulmões e a estreita relação com câncer, o tabagismo também figura entre os vilões quando o assunto é a saúde cardiovascular. Um único cigarro já é capaz de prejudicar o coração.
Portanto, a saúde deve ser pensada a longo prazo e os bons hábitos e os benefícios são percebidos dia a dia, ano a ano ao longo da vida.

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: