Ir para o conteúdo

sábado, 01 de março de 2014

Artigos

Como criar um ambiente inovador na sua empresa?

O processo de administração de uma empresa deve passar por procedimentos estratégicos que motivem o seu crescimento. A inovação gera espaços por meio de métodos gerenciais de excelência, e é o caminho de sucesso para as empresas que enxergam que o êxito dos negócios está na capacidade de gerar novidade, empreendedorismo e renovação. 
Atualmente, 97% dos executivos acreditam que o sucesso de uma instituição está no seu poder de inovação, mas apenas 9% desse percentual afirma aplicar estratégias e iniciativas inovadoras para criar um clima diferenciado aos seus colaboradores e parceiros. Um ambiente focado em inovação atrai para a empresa desenvolvimento, crescimento e diferenciais nos serviços, que acabam impactando diretamente nas metas econômicas. A inovação aumenta o poder competitivo e agrega valor à companhia, tornando-a mais articulada e segura para rumar novos desafios dentro do mercado em que atua. 
Antes de aplicar iniciativas para buscar soluções inovadoras, no entanto, é necessário definir com os colaboradores o estilo de trabalho, focando priorizar as metas e os objetivos a serem alcançados. As lideranças da empresa possuem extrema importância nesse processo, já que é dever do líder motivar seus funcionários a criar uma cultura de renovação por meio da criação de redes de inovação e espaços para que sua equipe possa gerar novas ideias. Contudo, não se deve esquecer de estimular o empreendedorismo, as táticas de venda e o fortalecimento das parcerias estratégicas. Os líderes devem também ser capacitados para oferecer suporte ao grupo, elogiar as novas ideias e promover integração.
Um caminho para fortalecer ainda mais a atmosfera de inovação é buscar sempre reciclagens e capacitações que favoreçam as novidades dentro do ambiente corporativo. Estar integrado com o que há de mais inovador e precursor no mundo do conhecimento é o lema que gera mudanças, cria aprendizagens e replica conhecimentos. Uma empresa inovadora é certamente uma empresa de sucesso e trabalha para ampliar seus horizontes continuamente.
 
Thaís Cavalcante e Roberto Araújo

Compartilhe: