quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Artigos

Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 se reúne por videoconferência

Os bispos que integram a Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram, na quinta-feira (21), para a sua reunião ordinária, realizada por videoconferência.
Conduzida pelo presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, a reunião contou com a presença do vice-presidente, Dom Edmilson Amador Caetano, o secretário, Dom Luiz Carlos Dias; os representantes no Conselho Permanente da CNBB, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e Dom Paulo Cezar Costa, e os presidentes das Sub-regiões do Regional, dentre eles Dom Milton Kenan Júnior que preside a Sub-região de Ribeirão Preto II.
A videoconferência tratou de assuntos referentes à caminhada pastoral do Regional e do momento difícil que a população está atravessando e contou ainda com a participação do Secretário Executivo da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, o Sr. Antônio Carlos Rizeque Malufe, para um diálogo e eventuais esclarecimentos sobre as medidas do governo estadual no gerenciamento da atual pandemia, sobretudo as relativas às atividades da Igreja.
Os bispos, em seguida, fizeram uma partilha de experiências das Sub-regiões, a partir da atual conjuntura. Trataram de assuntos administrativos do Regional, do cancelamento da Assembleia das Igrejas Particulares, prevista para o mês de outubro, e da transferência da Assembleia dos Bispos do Regional para a data de 13 a 15 de outubro.
Após o encontro, Dom Pedro Luiz Stringhini, falou com o site da CNBB Sul 1. O presidente reiterou que, nesse momento, não é possível falar em relaxamento de atividades que geram aglomeração no Estado de São Paulo. “Muitas pessoas têm grande desejo de voltar à igreja, de participar das celebrações. E a Igreja quer responder ao apelo dos fiéis, mas, por outro lado, cresce ainda o número de contaminados e mortes pelo novo coronavírus, portanto seguimos com o isolamento social”, disse Dom Pedro.
A Comissão Episcopal Representativa, segundo o regimento da entidade, é o órgão representativo e permanente do Conselho Episcopal Regional, com mandado de quatro anos, tem como membros a Presidência, os bispos presidentes das Sub-Regiões Pastorais, eleitos pelos seus pares, e os bispos titulares e suplentes do CONSER Sul 1 para o Conselho Permanente da CNBB.

Compartilhe: