Artigos
Com baixa umidade do ar, atividade física exige cuidados
Olá!
Estamos passando por clima seco e com muita fumaça por conta das queimadas. Neste período, cuidados específicos ao praticar atividades físicas sobretudo em esportes ao ar livre. O índice de umidade relativa do ar ideal é entre 50-60% segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e quando está abaixo disso, o atleta pode sentir um cansaço precoce e excessivo para uma intensidade de exercícios que normalmente tolera bem em condições climáticas mais favoráveis. Um dos motivos para essa possível queda de desempenho vem do esforço do organismo em controlar sua temperatura, já que o suor evapora mais rapidamente com a baixa umidade.
Outro fator que tende a afetar o desempenho no treino é a dificuldade enfrentada pelo sistema respiratório em umidificar o ar antes de chegar aos pulmões e esse processo se torna mais trabalhoso para o organismo e há elevado gasto energético para aumentar a umidade dentro do pulmão.
No exercício, a frequência da respiração aumenta, pois o organismo necessita de mais oxigênio para realizar o trabalho muscular. Se o tempo está muito seco, o sistema respiratório tem que trabalhar mais para umidificar o ar e suprir a demanda.
Cuidados ao treinar com baixa umidade.
1. Invista na hidratação – para facilitar o trabalho do corpo quando a umidade está baixa é importante o consumo de água sobretudo durante a atividade.
2. Reveja horário do treino – Procure treinar antes das 7h ou após as 20h – nesses momentos a umidade do ar tende a ser um pouco maior que no meio do dia.
3. Reduza a intensidade – quem treina em ritmo leve não costuma sofrer tanto os efeitos do tempo seco. Já os que treinam com foco no desempenho tendem a sentir mais dificuldade. Portanto, quando a umidade estiver muito baixa, procure reduzir um pouco a intensidade do exercício ou faça atividade física em ambientes controlados.
4. Invista no soro e colírios – As mucosas também ficam secas, portanto, use soro fisiológico para lubrificar as vias aéreas e reduzir os incômodos respiratórios.
Um ótimo domingo e até o próximo!
Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850