Artigos
CNBB promove encontro com parlamentares católicos na busca do diálogo e da política melhor
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 16 e 17, o 1º Encontro de Parlamentares Católicos a serviço do Povo Brasileiro. Na abertura do evento, foi destacada a busca pelo diálogo e pela “política melhor” apontada pelo Papa Francisco na carta encíclica Fratelli Tutti. Em sua fala, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que a Igreja apoia e investe em tudo o que pode promover e garantir a ‘política melhor’, como acentuou o papa no capítulo 5 do documento sobre a Fraternidade humana e a amizade social.
O encontro teve a participação de cerca de 80 parlamentares, entre vereadores, deputados estaduais e federas e senadores. Na abertura, discursaram o presidente da CNBB; o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; e o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco.
Para Dom Walmor, o encontro “é uma aposta na eficácia do diálogo como instrumento de construção de entendimentos e respostas novas na reconstrução da sociedade brasileira nos trilhos da justiça e da paz à luz dos valores e princípios do Evangelho de Jesus Cristo”. O arcebispo falou do empenho e do investimento da Igreja Católica no Brasil em promover o diálogo e a tarefa de “fecundar e iluminar a tarefa política com os valores do Evangelho”.
O ápice do encontro é a promoção do diálogo, segundo dom Walmor, para que parlamentares digam o que esperam da Igreja e “se deixem interpelar ao ouvir o que a Igreja também deles espera”.
A atuação do parlamentar católico, segundo o presidente da CNBB, tem uma responsabilidade “de ser desempenhada nos trilhos de valores e princípios que impulsionem o novo, gestem respostas novas e alimentem o horizonte cidadão com as convicções da fraternidade universal”.Fonte: CNBB.