Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

Clero diocesano tem Encontro Pastoral hoje e amanhã

Todos os padres da Diocese de Barretos iniciam hoje, a partir das 18h00 na Cidade de Maria, um Encontro Diocesano de Pastoral, que continua amanhã cedo e se estenderá até às 17h00.
Constando do calendário desde o final de 2022, segundo o bispo Dom Milton é um encontro que foi pedido pelo Conselho de Presbíteros, “porque se precisa de muita clareza a partir da consulta que se realizou na nossa diocese em preparação para a Assembleia do Sínodo dos bispos, que vai ocorrer em outubro deste ano e em outubro de 2024, que vai tratar da “sinodalidade”.
E continua: “Apesar daquilo que recebemos dos grupos, no ano passado, sobre esse assunto, nós queremos então neste encontro do clero pensar na Igreja que somos e a Igreja que queremos ser. É evidente que quem define a Igreja que queremos ser não somos nós. A Igreja que queremos ser é a que surge do pontificado do papa Francisco, e também do magistério da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Temos que aprender a sintonizar nossa ação pastoral a partir daquilo que o papa Francisco nos propõe e daquilo que a Igreja do Brasil, representada pela CNBB, está indicando para a mesma ação.”
“Dai-lhes vós mesmos de comer”
E ontem à noite, no auditório da Cúria Diocesana, no bairro Jockey, diversas lideranças da diocese do Setor Social fizeram um estudo sobre o tema da CF 2023 – Fraternidade e Fome -, com base no lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
É a 60ª edição desta Campanha proposta e realizada no Brasil pela CNBB desde 1964, mas que tem os seguintes objetivos permanentes: 1) Despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; 2) Educar para a vida em fraternidade; 3) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Ela se inicia sempre numa quarta-feira de cinzas, que também é o início do Tempo da Quaresma e, portanto, suas reflexões, em todo o país, passarão a se realizar a partir do próximo dia 22 de fevereiro.

Compartilhe: