Ir para o conteúdo

quarta-feira, 26 de março de 2014

Artigos

Cidades para todos

Esta semana uma iniciativa que promove a acessibilidade nos aeroportos foi premiada: o Projeto Ambulifts. Parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Logística e Transportes, o projeto consiste na entrega de veículos adaptados aos aeroportos estaduais de São Paulo que, através de uma plataforma elevatória, transportam a pessoa com dificuldade de locomoção até a aeronave. Os aeroportos estaduais de Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara já contam o equipamento. Os municípios de Ribeirão Preto e Marília também serão beneficiados.
A iniciativa insere-se no contexto das políticas inclusivas adotadas como prioritárias pelo Estado de São Paulo. O Metrô paulista, com estações 100% acessíveis e o Rodoanel são exemplos marcantes nessa área.
Nesse sentido, tendo como pano de fundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determinou que as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes possuam até abril de 2015 planos municipais de mobilidade urbana embasados no princípio da acessibilidade universal, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulga junto à prefeituras paulistas modelo de Plano Municipal de Acessibilidade.
A ação tem o intuito de fornecer estrutura conceitual com as principais diretrizes sobre o tema a ser complementada de acordo com as particularidades de cada cidade, auxiliando não somente no desenvolvimento dos Planos de Mobilidade, mas também em todos os projetos e ações de desenvolvimento urbano.
Desta forma, ao estimular a implementação de Planos Municipais de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, a pasta busca multiplicar esforços para permitir aos cidadãos acesso equânime aos bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, tornando o ambiente urbano, de fato, utilizável por todos.
 
Linamara Rizzo Battistella e Cid Torquato, Secretária e Coordenador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. 

Compartilhe: