Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Carta original de Dom Bosco foi encontrada no Brasil

Uma carta original escrita por São João Bosco, datada de 1885, foi encontrada no Arquivo da Inspetoria de Recife (PE) e se soma a outras relíquias do fundador dos Salesianos.
De acordo com a Agência de Notícia Salesiana (ANS), no Capítulo Geral 28, o Inspetor da Inspetoria Salesiana do Brasil-Recife (BRE), Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti havia manifestado o desejo de se dedicar ao Arquivo Inspetorial, deixado com cuidado e organização pelo salesiano Irmão Robério Moraes Ramos, falecido em 24 de fevereiro deste ano.
Neste arquivo, encontrou entre os documentos e fotografias uma carta original de Dom Bosco, escrita em 30 de setembro de 1885, endereçada a Pe. Giordano. A missiva, que está guardada em um relicário, também está transcrita nas Memórias Biográficas de Dom Bosco (Volume XVII, Cap. XXII, p. 622).
De acordo com a Inspetoria do Recife, “esta relíquia se soma a outras relíquias extraordinárias que nossa Inspetoria conserva com singular afeto: um cálice e uma patena usados por Dom Bosco, símbolos da primeira fonte de toda a sua atividade educativa; uma estola sacerdotal, sinal da sua vocação e santidade vivida até ao último respiro em favor dos jovens; e, agora, a carta que revela o empenho missionário de sua obra que chegou até nós pela divina providência”.
Na carta, São João Bosco fala sobre o apostolado salesiano no Brasil e incentiva o padre Giordano a buscar vocações.
“Deverá, portanto, trabalhar muito para buscar companheiros e achar vocações”, escreve Dom Bosco e acrescenta em seguida: “Nos próximos exercícios ou em outras ocasiões em que você puder falar com nossos coirmãos, pode dizer-lhes que fui informado de que a messe é grande, mas pequeno o número dos trabalhadores; entretanto, nós rezaremos, e a ajuda de Deus não deixará de mandar quantos forem necessários”.
Fonte: GaudiumPress

Compartilhe: