sábado, 28 de novembro de 2020

Artigos

Biblioteca do Vaticano lança novo website

Com o objetivo de facilitar o acesso ao seu conteúdo e serviços, a Biblioteca do Vaticano lançou um novo website. A página virtual está com um layout mais acessível, tornando mais intuitivos e simplificando os procedimentos para solicitar reproduções de manuscritos e outros materiais armazenados na Biblioteca.
O novo site é dinâmico, permitindo interagir com outros sistemas de informação conectados, tais como: os motores de busca de catálogos e biblioteca digital; consulta do catálogo editorial; gerenciamento do Twitter visto da web; e e-commerce. A renovação é particularmente apropriada neste período de pandemia, uma vez que as regras de segurança sanitária dificultam o acesso físico ao acervo.
“A gráfica evolui rapidamente neste tipo de comunicação digital, por isso já há algum tempo estávamos conscientes de que precisávamos atualizá-la com algo mais ágil e mais intuitivo”, comentou o Prefeito da Biblioteca do Vaticano, Monsenhor Cesare Pasini.
Apesar do site ser estático (com textos e imagens), há novas modalidades, novas ferramentas e pesquisas que podem ser feitas. Os visitantes poderão conhecer, ver e consultar o que se encontra na Biblioteca, tais como medalhas, moedas, gravuras e manuscritos.
“Talvez [o internauta] encontre algo que procurava para um estudo particular, assim como pode se interessar com essas mil culturas, mil idiomas que temos na biblioteca em nossos tesouros, idiomas da história mundial”, explica o prelado.
Os visitantes que se registrarem terão acesso a uma área reservada na qual poderão realizar solicitações específicas e fazer as perguntas que lhe parecem úteis. Nesta área podem ser feitos pedidos de foto-reprodução para estudo ou para uso profissional.
Ao tratar da importância da internet para o serviço dos bibliotecários do Papa, Monsenhor Cesare acredita que um website é potencialmente o que existe de melhor para chegar a todos os países do mundo.
O endereço eletrônico do site é: www.vaticanlibrary.va.

Compartilhe: