Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Atenção: você tem cuidado da sua pressão?

Olá!
No próximo dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de combate à Hipertensão arterial e como todas as outras datas, é um dia para alertamos sobre a importância da doença, afinal, acomete aproximadamente 35% da população brasileira de acordo com o Ministério da Saúde. Por ser uma doença silenciosa, pode não apresentar sintomas ao longo dos anos e esse fator faz com que muitas pessoas convivam com a doença sem o diagnóstico e tratamento adequado e assim surgem as complicações como derrame cerebral, insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio e até mesmo a dilatação do coração.
Indivíduos considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 14 por 9. Como já dito, por ser uma doença silenciosa, há a necessidade de realizar a aferição periodicamente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar o procedimento ao menos uma vez ao ano. No caso de histórico na família, deve-se medir no mínimo duas vezes nesse período. A aferição permite o diagnóstico oportuno da doença em consultas médicas de rotina.
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão além do sedentarismo. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o seu surgimento.
A hipertensão, na grande maioria dos casos não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamento, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool entre outros.
É importante lembrar que a nossa pressão varia durante o dia devido alguns fatores como dor, ansiedade, estresse e uso de alguns medicamentos. Isso é considerado normal, não significa que a pessoa tem pressão alta e nem deve se automedicar. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação, faça as aferições com regularidade e tenha bons hábitos de vida.
Um ótimo domingo e até o próximo.

 

 

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: