Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Atenção: o calor e umidade baixa prejudicam a saúde

Olá!

Com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar nos últimos dias na região, é preciso tomar alguns cuidados extras com a saúde. O calor intenso aumenta o risco de desidratação, queda da pressão e a baixa umidade pode levar a dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos, ressecamento da pele e cansaço.
Pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede. Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água – mas o corpo continua necessitando de líquidos para que todo o organismo funcione bem. Assim, os idosos acabam sendo mais suscetíveis à desidratação.
Algumas das consequências da desidratação são desorientação (confusão mental) e pode haver o surgimento de pedra nos rins, já que a urina fica mais concentrada. Para prevenir esse quadro, a recomendação é beber, no mínimo, 2 litros de água diariamente – lembrando que os portadores de insuficiência cardíaca tem restrições.
Em dias de temperaturas elevadas, é tendência natural haver quedas da pressão arterial. Com o calor, as artérias ficam mais dilatadas e o sangue tem muito mais espaço para circular. Os principais sintomas são tontura, vista embaçada e pode ocorrer desmaios. A dica para prevenir é a mesma: beber muito líquido. A conhecida técnica de ingerir sal não ajuda, pois demora para agir na pressão e pode ser prejudicial para quem tem hipertensão.
Outro problema causado pelas altas temperaturas é o inchaço nas pernas principalmente entre as pessoas que passam várias horas do dia sentadas. Em dias quentes, quando os vasos dilatam e o sangue acumula é normal que a perna fique pesada e até inchada. Para evitar, pequenas caminhadas dentro de casa ou no trabalho ajudam.
Outras dicas: Aproveite para incluir frutas suculentas como melão e melancias nos lanches; evite o consumo de bebidas alcoólicas, prefira roupas leves e evite a exposição prolongada ao sol.

Um ótimo domingo e até o próximo.

Compartilhe: