terça-feira, 14 de julho de 2020

Artigos

As voltas que o mundo dá

No evangelho de São Mateus 10,26-27, lemos: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!”.
Este trecho é para nós uma alento e, ao mesmo tempo, um sinal de alerta. Alento porque as injustiças deste mundo, mais cedo ou mais tarde, serão punidas. Claro, não é que temos sede de vingança, até porque, não há nada de cristão nisto, porém, todos colhem aquilo que plantam.
Contudo, mesmo que tenhamos ódio no coração, jamais devemos desejar o mal para o próximo. Guardar no coração sentimentos ruins é o mesmo que criar cobra, uma hora podemos ser picados. Não compensa. E é ao mesmo tempo um sinal de alerta, no sentido de que, muitas vezes, podemos nos sentir muito espertos e que ninguém descobrirá as tramoias que fazemos. Pois é, às vezes, apontamos o erro do outro, mas os nossos são bem piores. O fato de ninguém saber de nossos erros não os encoberta diante de Deus, mesmo que os homens não saibam, Deus sabe, e um dia a conta vem, não como castigo, mas como consequência.
Quantas pessoas que por debaixo do pano roubam, falcatruam, mentem, adulteram. Não se dão conta do mal que estão fazendo a si mesmo e aos que o amam. Não existe esta de que nunca saberão, mais cedo ou mais tarde, a verdade aparece e poderemos perder tudo na vida.
Por isso, na vida, vale uma máxima: se tem que fazer escondido é porque não presta, e se não presta, porque vou trazer isto para mim? Sabe minha gente, muitas vezes nós mesmos cavamos nosso buraco. Cuidado, o mundo dá voltas!
Que esta semana que se inicia lhe dê coragem para deixar as obras más para trás e começar a escrever uma nova história. Deus te abençoe! Uma feliz e santa semana!

Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia Bom Jesus

Compartilhe: