quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigos

As vantagens da advocacia preventiva empresarial

Vive-se em uma sociedade que diariamente lida com problemas que exigem a interferência do poder judiciário para serem solucionados. Especialmente as empresas, que em sua grande maioria são também empregadoras ou investidoras.
Ocorre que, o que muitos sabem, mas poucos exploram, é que o conflito judiciário pode ser evitado com medidas preventivas que facilitam a resolução de problemas ou, até mesmo, evitam que eles aconteçam, sendo que, a prática da advocacia preventiva carrega consigo dois pontos positivos principais, são eles: resolução rápida do problema e desafogamento da máquina judiciária, hoje, sobrecarregada com demandas que talvez dispensariam o ingresso de uma ação judicial.
Esse conjunto de medidas preventivas é chamado de assessoria jurídica, que significa uma antecipação e uma proatividade a respeito de questões jurídicas capazes de resguardar as empresas de problemas e gastos futuros desnecessários a partir de orientações técnicas que apontarão os riscos existentes e a melhor forma de preveni-los ou remediá-los, auxiliando na tomada das melhores decisões inerentes aos negócios.
Investir no campo da assessoria jurídica é uma forma inteligente de gerir o próprio negócio. É, de igual forma, uma maneira eficiente e com ótima relação custo benefício sob o ponto de vista econômico. Afinal, um processo judicial é muito mais oneroso do que uma assessoria preventiva.
Prevenir é precaver-se, economizar, evitar litígios desnecessários, é saber cuidar do patrimônio, é controle e diminuição de passivos trabalhistas e menos recuperações judiciais e falências, é facilitar, e, principalmente, é estar um passo à frente, sempre, simplesmente por estar bem assessorado, pois, com menos custos com demandas judiciais constantes, nascem novos projetos que fomentam o mercado.
Empresas e empresários de sucesso da atualidade valorizam a assessoria jurídica preventiva e não cedem espaço para falhas que podem ser identificadas e evitadas. No jogo do mercado financeiro, vencem aqueles que estão preparados para lidar com os riscos. Além disso, um bom suporte jurídico-empresarial proporciona transparência e segurança, atraindo novos clientes e negócios.

Letícia Guirão Hayek, Bacharel em Direito pela Faculdade Barretos, Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo Previdenciário pela Faculdade Legale, Advogada no escritório Arany L’Apiccirella Advocacia (L’Apiccirella Sociedade Individual de Advocacia)

Compartilhe: