quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Artigos

Apnéia do sono: um risco para problemas do coração

Olá!

A apnéia do sono não se trata de um simples ronco. Ela é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, 5 vezes num período de 60 minutos. Ou seja, o ronco é entrecortado por engasgos, que muitas vezes, não é percebida pelo indivíduo enquanto dorme. E essas pausas na respiração levam a diminuição da concentração de oxigênio no sangue. E é aí que mora o perigo.
Essa diminuição do oxigênio, ativa o sistema nervoso, que aumenta os batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos. Isso se perpetua ao longo do dia. Por isso, o fato da apneia ser considerado um fator de risco para o coração: eleva a pressão arterial e pode causar arritmia cardíaca. Além disso, favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina (hormônio que permite que a glicose entre nas células), favorecendo o diabetes mellitus.
A pessoa com apnéia pode sentir sonolência ao longo do dia, dificuldade na concentração, dor de cabeça matinal além de sensação de sufocamento ao dormir.
O relato do sono agitado e ruidoso é para suspeitar da apneia, e a avaliação do parceiro(a) é fundamental. A confirmação e a análise são feitos por meio de um exame chamado polissonografia.
Como prevenir?
Como o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da apnéia, um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos é essencial para se ver livre do problema. Os fumantes também devem largar o cigarro pois o tabagismo costuma agravar. Recomenda-se também maneirar nas doses de bebida alcóolica, que em excesso interfere no ciclo do sono e no relaxamento da musculatura da garganta.
O tratamento vai depender principalmente da causa. Uma das formas mais eficazes é o uso de um mecanismo chamado CPAP – uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga ar para as vias respiratórias. Ficou com alguma duvida sobre esse assunto? Converse com seu cardiologista.
Um ótimo domingo e até o próximo!!

Compartilhe: