Ir para o conteúdo

sábado, 02 de março de 2024

Artigos

APLICATIVO GAMIFICADO PARA VENCER A PROCRASTINAÇÃO

A procrastinação é um problema altamente prevalente que afeta muitas pessoas em diversas áreas da vida, levando ao adiamento de tarefas importantes e gerando ansiedade, estresse e baixa autoestima. Nesse contexto, aplicativos de gestão de tarefas e produtividade são grandes aliados para planejamento, foco e organização. Porém, apenas gerenciar tarefas muitas vezes não é suficiente, pois falta engajamento e motivação para que as pessoas realmente utilizem esses aplicativos e sigam as rotinas planejadas.
O estudante Mickael Ferreira da Silva do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Barretos, desenvolveu um projeto que propôs a criação de um aplicativo mobile para ajudar as pessoas a evitarem a procrastinação e aumentarem sua produtividade no dia a dia.
O foco de seu projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo que uniu as principais funcionalidades de um gerenciador de tarefas, como agendamento inteligente, lembretes personalizados, checklist de tarefas concluídas, relatórios de produtividade, entre outras, com elementos gamificados, trazendo desafios diários, sistema de recompensas, conquistas por completar metas, e evolução de nível inspirada em jogos de RPG (Role Playing Game ou jogo de interpretação de papéis, onde os jogadores assumem papéis de personagens e vivem aventuras).
Essa combinação torna a realização de tarefas cotidianas muito mais motivadora e divertida, já que ao trazer pontuação, ranking, feedbacks animados e sensação constante de progresso e recompensa, é possível aumentar o engajamento dos usuários com a plataforma de forma exponencial.
“A gamificação torna a realização de tarefas cotidianas mais motivadora e divertida. Ao trazer pontuação, conquistas e ranking, é possível aumentar o engajamento dos usuários”, explica Mickael.
O aplicativo foi desenvolvido com o framework Flutter, uma ferramenta da Google que permite criar interfaces interativas e visualmente atraentes para aplicativos mobile multiplataforma. Mickael ressalta o enorme potencial do projeto na geração de insights sobre novas estratégias e abordagens para engajar usuários em aplicativos de produtividade.
“Ao combinar gerenciamento avançado de tarefas com gamificação inteligente, promove-se muito mais motivação e produtividade dos usuários de forma lúdica e desafiadora”, afirma o estudante. Essa união de recursos tradicionais de planejamento com mecânicas divertidas e motivadoras ajuda a enfrentar a difícil batalha contra a procrastinação e baixa produtividade.
O aplicativo uniu soluções de gerenciamento de tarefas e produtividade com ideias criativas de engajamento, divertimento e progresso contínuo.

 

 

Mickael Ferreira da Silva,
Bruno Ono de Moraese André
Luiz Zanon, Curso de Sistemas
de Informação da Faculdade Barretos

Compartilhe: