Ir para o conteúdo

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Artigos

Aos Profissionais, com carinho.

Semana comemorando o dia do trabalhador não podíamos deixar de exaltar porque não dizer uma profissão tão nobre ,aos docentes com carinho…
Mas nem tudo são flores!
Escola equipada, alunos disciplinados ,pais presentes ,tecnologia a disposição….é assim que ousamos a fantasiar a escola quando estamos na faculdade ,fomos formados acreditando que tudo seria maravilhoso mas é hora de deparar com a realidade.
Estudar para os processos seletivos ,há vezes que nada saíra como planejado aliás você tem concorrentes.
Atribuiçoes ,vasto caminho de possibilidades mas a volta para casa decepcionados muitas vezes é possível de acontecer.
E quando você conquista algo ,o sentimento de realização passa por inúmeras lutas que você enfrentou durante sua caminhada.
Então a sala de aula: planejamentos , reuniões ,pais , alunos , gestores ,provas conciliar tudo parece exaustivo .
De acordo com a Conferderação Nacional dos trabalhodores em educação , destaca Marilda, ainda há muitos professores e professoras afastados da sala de aula porque estão com dificuldades de trabalhar com alunos por conta de adoecimento, teve um acirramento da precarização do trabalho o que já vinha acontecendo anteriormente.
Ainda ressalta : “Com a pandemia as condições de trabalho só pioraram porque o professor ou a professora teve que trabalhar por conta própria, utilizar os seus recursos e equipamentos, sua própria casa para dar aula”.
Dias bons e ruins passam pela carreira docente mais o segredo é encarar com entusiasmo , experanças , motivação e não desanimar.
•”Sempre existe a possibilidade de as pessoas se transformarem, mudarem suas práticas de vida, enxergarem de outros ângulos o mesmo objeto/situação, conseguirem ultrapassar obstáculos que julgam intransponíveis, sentirem-se capazes de realizar o que tanto temiam, serem movidas por novas paixões…” MANTOAN
“Quando menina sonhava com fantasia
Ao longo do tempo foi preciso a decisão já não mais com ilusão…
Sonhei ser ….
Sonhei ser o que o queria, mas bastava firmar com disciplina …
Decidi ser professor, as vezes nem me satisfazia , almejando a Vitória em meio a idas e vindas , tropeços e recomeços.
Quando sonhei em ser professor,
Não havia medo , Não havia fracassos , Não havia inseguranças , Não havia violência , com tanta turbulência , havia prontidão por parte da minha decisão”
Caminho certo de que sou o protagonista da história de muita gente , doutores formei ,mestres , dentistas ,muita profissão formei levando comigo o que construí , o que contribui ,e os passos que encontrei e tanto influenciei em uma sem busca fim! “

 

Natalia macedo é
escritora e professora.

Compartilhe: