Ir para o conteúdo

domingo, 24 de agosto de 2014

Artigos

Anticorpos na luta contra o câncer

Cientistas do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura descobriram nos anticorpos verdadeiros aliados na luta contra o câncer. Conforme publicado na revista “Science Translational Medicine”, o experimento já foi testado em camundongos e obteve sucesso.
Os cientistas “ajudaram” anticorpos a adentrarem nas células do tumor, atacando-o de forma mais eficiente do que medicamentos, que conseguem atingir o câncer apenas através de proteínas vilãs que ficam na superfície celular. Entretanto, algumas dessas proteínas migram para dentro da célula, não sendo atingidas por remédios. Uma vez que o anticorpo consegue entrar e atacar as proteínas mesmo escondidas, o resultado obtido é muito melhor.
Com isso, os efeitos colaterais típicos da quimioterapia podem até ser minimizados. Além funcionar como terapia, a descoberta pode ainda funcionar como uma vacina anticâncer, que pode ensinar o organismo a se prevenir antes mesmo do aparecimento da doença. 

Compartilhe: