Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Artigos

Ansiedade, o novo mal do século

A ansiedade é um estado emocional de apreensão, preocupação e medo diante de situações que representam ameaça ou desafio. É uma resposta natural do organismo diante de estímulos estressantes, mas quando se torna excessiva e interfere na vida cotidiana, é importante buscar ajuda profissional para tratamento.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que no primeiro ano da pandemia de COVID-19 a prevalência mundial dos quadros de ansiedade patológica aumentou em 25%, esse aumento é bem significativo.
Antes da pandemia a prevalência já estava aumentando, mas foi intensificada com as consequências decorrentes da pandemia, como o isolamento social, crise financeira, falecimento em massa dentre muitas outras que vivemos até hoje.
A psicoterapia se constitui como uma grande aliada no tratamento da ansiedade. Durante o processo terapêutico terapeuta e paciente desenvolvem juntos estratégias para que o indivíduo tenha habilidade para lidar com a ansiedade, inclusive em momentos de crise.
O psicólogo pode fornecer um ambiente seguro e acolhedor para o paciente falar sobre seus medos e preocupações, o que pode contribuir para a diminuição da ansiedade.
Algumas estratégias para lidar com a ansiedade incluem: praticar exercícios físicos, meditação, ter uma alimentação saudável, buscar ajuda profissional, entre outras. É importante lembrar que a ansiedade pode ser tratada e não precisa ser um obstáculo constante na vida.

 

 

Larissa Silva é psicóloga
e professora universitária
CRP 06/ 183024
@psicologa.larissasilva

Compartilhe: