Ir para o conteúdo

domingo, 17 de agosto de 2014

Artigos

Amigos da verdade

A amizade sempre existiu na história dos homens, aparecendo conforme a época e culturas, com conotações e características diferentes, Igrejas e romanos chegaram a construir altares à Amizade!
No cristianismo a amizade é de fundamental importância. Foi para tornar-se amigo dos homens, que Deus veio ao seu encontro por meio de Seu Filho Jesus.
É um segredo elementar comprovado: para ter amigos, é preciso ser amigo antes de mais nada. Amizade lembra as ondas do mar, que têm fluxo e refluxo. Quem doa amizade, recebe amizade. Amizade é voto de confiança mútua, permuta espontânea de corações.
Assim como amor com amor se paga, amizade chama amizade; amizade atrai amizade.
Também por outro lado, o ódio chama ódio, o desdém atrai desdém. Despreze, critique e você terá o retorno, na mesma moeda. Valorize, e você será valorizado.
A verdadeira amizade só pode surgir a partir de um coração puro, vazio de si, que se apresenta para acolher o irmão com todas as suas diferenças, que se dispõe a ouvir e a perdoar sempre.
Existem os que não se sensibilizam por uma amizade gratuita, livre, pura, pois são frios, materialistas, insensíveis, impuros. Para esses, muita oração e a misericórdia cristã.
Aquele que tem amizade por outro, nunca pretende possuir o amigo só para si; não retém, não controla, não cobra, não admite o ciúme e a concorrência tão freqüentes no plano do relacionamento afetivo.
O amor de irmãos, a caridade fraterna, a amizade, se caracterizam pelo cuidado, responsabilidade, respeito mútuo e conhecimento recíproco.
A Eucaristia é o sacramento da amizade, do amor. Cristo, amigo certo das horas incertas, concretiza a amizade em sua vida.
E quantas vezes precisamos de um amigo para nos ouvir, para nos orientar, nos enriquecer com seu exemplo, e nos esquecermos do Senhor!
Precisamos usufruir, gozar mais, sentir mais, nos doar mais à amizade que Deus tem para conosco, procurando Seu Filho na Eucaristia e em cada um daqueles com quem convivemos diariamente sendo amigos de verdade.

Compartilhe: