Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Alegrem-se!

“Alegria, quanto custa? Onde encontrar “?
Perguntas feitas em 2020, no auge da pandemia, e que moram no meu livro Crônicas e Reflexões da Vida.
Naquele tempo, a alegria de estar vivo e com saúde ultrapassava a alegria de um carro novo na garagem, que não servia pra nada, já que não tínhamos onde ir. As roupas da moda, saltos e maquiagens, deram lugar a chinelos, shorts e caras limpas; os únicos acessórios necessários para sair de casa eram as máscaras.
Apesar do pesadelo da doença, nunca antes se deu tanto valor a coisas que não estão à venda, e acreditava-se em um mundo melhor, depois que tudo acabasse. Enfim tudo acabou, tudo mesmo…
O carro novo em 2020, se tornou velho agora, e precisa ser trocado a todo custo. As roupas que não saíram do guarda-roupa naquela época, estão perdidas em meio a tantas outras adquiridas, e nem por isso usadas…
Procedimentos estéticos e cirúrgicos ajudam a saturar as faturas de cartões de créditos, juntamente com celulares e outros diversos aparelhos, “fazedores de alegria”.
De repente a alegria ficou cara de mais, e para conseguir mantê-la, é preciso trabalhar mais, e trabalhando mais, a vontade de comprar mais alegria é ainda maior, e o ciclo vai se fechando, até que nada mais é capaz de trazê-la. Então é necessário comprá-la em farmácias, consultórios médicos e terapias.
Muitos nessa hora, que ironia, sentem saudades da pandemia, onde a alegria não custava nada, onde apenas estar vivo ao lado da família era o maior presente. Onde a pizza meio torta feito em casa, era mais saborosa do que das melhores pizzarias, onde as horas passavam de vagar, e de vagar se curtia cada minuto.
Quantas catástrofes ainda serão necessárias, até se realmente entender quanto custa a alegria e onde encontrá-la?
Alegrem-se enquanto é tempo! Alegrem-se todos os dias! Alegrem-se com as pequenas alegrias!

 

 

Erika Borges, cronista e escritora,
autora dos livros: Crônicas e Reflexões
da Vida e Crônicas e Reflexões na Pandemia.
Mediadora de Biblioterapia

Compartilhe: