Artigos
Agente da Pascom de Olímpia vence concurso nacional de identidade visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021
A obra vencedora do concurso nacional para a identidade visual do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado este ano no dia 16 de maio, é de Evandro Caldeira, agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Olímpia que pertence à Diocese de Barretos.
A divulgação aconteceu na segunda-feira (12), pelos canais oficiais da Pascom Brasil com a explicação da peça que será utilizada em todo o país, e Evandro, que trabalha com designer desde 2010, disse ficou muito feliz e grato ao saber que tinha sido o vencedor. “Foi o primeiro concurso, em nível de Igreja, em que participei. Ganhar foi uma confirmação de que estou no caminho certo de fazer parte de uma pastoral tal importante dentro da Igreja que evangeliza atrás dos meios de comunicação. Eu creio que Deus usou minhas mãos, meu pensamento e a minha criatividade para poder expressar neste cartaz tudo aquilo que vivi neste momento tão difícil na Igreja. Quis expressar o que tantos outros pasconeiros estão vivenciando também em suas comunidades”, expressou o vencedor que atua na Pascom desde 2016.
“Estamos enfrentando essa pandemia (da Covid-19) e o tema ‘Vinde e verás’ foi bem evidenciado com nossas igrejas se reinventando para continuar evangelizando e se encontrando com o fiéis. Usei o símbolo do wi-fi com imagens inseridas dentro dele representando pessoas que usaram a internet para continuar a evangelização: leigos, profissionais da saúde, nossa Igreja como um todo. A imagem do Papa Francisco retratou esse início de momento tão desafiante que todos nós iriamos vivenciar. A foto ao centro, aos pês da cruz, é o meu pároco, padre frei Lucas Lisi Rodrigues, ofm, com o objetivo de evidenciar todo o clero que leva a Santa Missa para tantos lugares que nem podemos imaginar. A cruz representa a entrega e o amor de Jesus pela humanidade”, explicou Evandro.
“A escolha da criação do Evandro é uma grande motivação para todos os agentes da Pastoral da Comunicação de nossa diocese. A vitória dele tem um caráter de unidade, ou seja, o ministério que ele desenvolve na paróquia dele em Olímpia não é algo que fica restrito àquela comunidade, está a serviço da Igreja do Brasil. Somos uma só Igreja, um só rebanho, mesmo que agora estejamos unidos em Cristo conectados pelas redes sociais neste período de pandemia”, disse o padre Pedro Lopes, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação da Diocese de Barretos.