Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Acrescentar algo novo

“Um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gl 5, 9)

De onde vem as ideias, projetos, obras e finalmente as suntuosas festas de inaugurações das mais variadas coisas, âmbitos que vemos e dos quais participamos quando somos convidados?
Certamente que, a priori, surja de uma ideia inicial segundo um objetivo comum que, partindo de uma pessoa, passa a receber acréscimos de outras ideias. Elas podem se somar àquela primeira proposta, permitindo que aquela pequena e tímida moção interior ganhe contornos resultantes da participação de outras ideias; ou seja, a pequena contribuição alheia fez crescer aquela ideia inicial.
Com este exemplo podemos incrementar tanto as nossas vidas (com o testemunho bom de outros) quanto as dos outros com o nosso próprio testemunho de fé, ou então, caso você não comungue de nenhuma religião, com o seu testemunho de vida regrada pela boa ordem e respeito aos outros, servir de exemplo a tantos outros que se encontram em desordem existencial em suas vidas.
Podemos comparar esta moção interior pelo bem aos efeitos resultantes da adição de uma pequena porção de fermento a uma de farinha aos pequenos gestos que, estando dispostos a fazerem, também poderão transformar o dia de uma pessoa totalmente estranha a vós, tanto para o bem quanto para o mal. Ora, o que quereis nesta vida? O bem ou mal?
Certamente que todos nós queremos a paz, a gentileza, a compreensão, o respeito, a clareza, a valorização, a amizade, a fraternidade, o amor, a superação, a gratidão, a concórdia, a solicitude, a justiça etc. Ou seja, queremos tudo de bom!
Fica a dica: procuremos incrementar a nossa vida com pequenos gestos insistentemente, pois o que importa é observarmos a realidade a nossa volta e levedar tudo isto para o bem comum. Assim, pelo exemplo e testemunho altruísta de nossa existência, as pessoas poderão se inspirar em nós. Portanto, façamos a diferença sem esperar retorno, sejamos nós o retorno bom!

Diácono Carlos S. A. Araki
Paróquia Santa Ana e São Joaquim

Compartilhe: