Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Artigos

Abrangência do Quarto Mandamento

“O quarto mandamento está no início da segunda tábua. Indica a ordem da caridade. Deus quis que, depois dele mesmo, honrássemos nossos pais, a quem devemos a vida, os quais nos transmitiram o conhecimento de Deus. Devemos honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para o nosso bem, revestiu de sua autoridade. (§ 2197)
Este preceito está expresso sob a forma positiva de deveres a cumprir. Anuncia os mandamentos que seguem e que se referem ao respeito particular pela vida, pelo casamento, pelos bens terrestres, pela palavra dada. Constitui um dos fundamentos da doutrina social da Igreja. (§ 2198)
O quarto mandamento dirige-se expressamente aos filhos em suas relações com seu pai e sua mãe, porque esta relação é a mais universal. Diz respeito também às relações de parentesco com os membros do grupo familiar. Manda prestar honra, afeição e reconhecimento aos avós e aos antepassados. Estende-se, enfim, aos deveres dos alunos para com seu professor, dos empregados para com seus patrões, dos subordinados para com seus chefes, dos cidadãos para com sua pátria e para com os que a administram ou a governam. Este mandamento implica e subentende os deveres de pais, tutores, professores, chefes, magistrados, governantes, de todos os que exercem uma autoridade sobre outros ou sobre uma comunidade. (§ 2199)
A observância do quarto mandamento traz uma recompensa: “Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará” (Ex 20,12). O respeito a esse mandamento alcança, juntamente com os frutos espirituais, frutos temporais de paz e prosperidade. Ao contrário, a não observância desse mandamento traz grandes danos para as comunidades e para as pessoas. (§ 2200)
“O próprio Senhor Jesus recorda a força desse “mandamento de Deus”. O Apóstolo ensina: “Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto é de justiça. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa – “a fim de que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6,1-3)
(Catecismo da Igreja Católica)

Compartilhe: