Ir para o conteúdo

sábado, 02 de março de 2024

Artigos

A SAÚDE QUE DEUS NOS QUER DAR

O final do evangelho de João é: “Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” (Jo 21,25) Este final é o fecho da abertura do seu evangelho: “Tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1,3). Conclui-se que no imensurável universo físico não cabe toda a obra divina. O evangelho joanino é transcendental.
Nos quatro evangelhos, e em vários momentos, os seus autores relatam milagres e mais milagres de Jesus, com destaque só nos principais, mas sempre afirmando que ele curava muita…, mas muita gente mesmo! Nos seus poucos anos de vida pública, ele restituiu a saúde a multidões de doentes de todos os tipos, próximos ou distantes, e até mortos ressuscitava.
Recorrer a Deus pedindo saúde é com certeza a súplica que ocupa a primeiríssima colocação entre todas as preces e intercessões. A qualquer probleminha que surge no organismo humano, a pessoa, logicamente – e assim deve ser – já procura alguma solução, e caso se torne algo diagnosticado mais grave, dirigir-se a Deus pedindo cura é uma das primeiras providências. E muitas curas, algumas milagrosas, costumeiramente acontecem, pela fé dos doentes, há milênios, mesmo antes de Cristo.
Mas nós não fomos criados pra ficar aqui. Um dia deixamos a existência terrena. É a verdade absoluta, incontestável, por crentes ou não crentes. Ou porque a saúde acaba, ou por qualquer outro motivo.
Então, qual a verdadeira “saúde” que Deus quer nos dar? – Nada melhor que recorrermos ao velho e sempre atual Latim, o idioma oficial da Igreja, do qual procede o nosso Português. “Salus, salutis” é a palavra utilizada para todas as vezes que se fala de “salvação”, em inúmeras passagens bíblicas. “Via salutis” = “caminho da salvação”. É uma pena que salutis acabou sendo traduzido só por “saúde” física.
A verdadeira “saúde=salvação” Deus vai conceder a todos aqueles que entrarem nesse “Caminho, Verdade e Vida”, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus salvador (Jo 14,6).

Compartilhe: