Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

A Padroeira do Brasil

São mais de 300 anos de presença materna de Nossa Senhora, na Terra de Santa Cruz. Encontrada milagrosamente nas águas do rio Paraíba do Sul, a pequena imagem fraturada, que tendo suas partes unidas, corpo e cabeça, aquela que o Brasil reconhece como sua Mãe e Rainha, manifesta cada dia, nos mais diversos rincões de nossa Pátria, a sua presença benfazeja.
São conversões, curas, graças extraordinárias e singulares que atestam a presença daquela que invocamos como a “Onipotência suplicante”.
No seu Santuário, os fiéis devotos se limitam a contemplá-la, uma troca de olhares, sem necessidade de palavras, para apresentar-lhe as intenções e súplicas, as necessidades mais urgentes, aquelas que precisam de socorro imediato.
E com este sentimento, a cada ano, ao celebrar a lembrança do encontro da imagem da Virgem da Conceição nas águas, os brasileiros católicos, de toda parte reverenciam a Mãe, a Advogada, a especial Padroeira.
As manifestações de devoção se espalham por toda parte, é como se o santuário se estendesse os seus braços e abrigasse sob a sua cúpula, por todo território da nossa Nação, permitindo que todos possamos experimentar a sua intercessão materna.
A pequena imagem, por sua vez, é por si uma mensagem; tudo nela tem um significado: o seu tamanho, a sua cor, o material… Tudo está a nos dizer o quanto ela está próxima de nós; afinal tomou as feições de uma jovem menina de cor morena, para dizer nos que filhos seus, somos todos irmãos!
O quanto precisamos aprender com a Virgem Aparecida, neste tempo de tanta turbulência! Aprender que se somos seus filhos nos respeitamos mutuamente e socorremos os que mais necessitam.
As suas mãos unidas em prece são um convite para nós! Aquelas mãos que acariciaram o Salvador, socorrem e confortam tantos que a invocam nos lembram que tudo parte da oração. Basta unir nossas mãos e depois oferece-las aos que precisam delas para demonstrarmos quão sincera é nossa devoção.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós! Valei-nos e socorrei-nos em todas as nossas necessidades. Amém.
Barretos, 09 de outubro de 2021.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Compartilhe: