Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

A linda arte de cuidar e ser cuidado

Mesmo antes de nascer, já recebemos os primeiros cuidados do Pai Celestial, que faz de nós obras primas e inacabadas precisando de vários artistas no decorrer da vida para serem concluídas.
Os primeiros artistas a darem continuidade a obra de Deus, são os pais, que com muito carinho e dedicação vão cuidando para nenhum mal acontecer àquela pequena e tão promissora obra, e aos poucos vão deixando também nelas seus traços, suas cores, suas assinaturas.
Na adolescência muitos não aceitam novos retoques, por se acharem já perfeitamente concluídos, mas com paciência e carinho, tanto Deus como os pais, vão dando uma pincelada aqui, outra acolá, e protegendo dos perigos que possam desfigurar e até mesmo destruir tão precioso afresco.
Com muito esforço e dedicação dos artistas, esses afrescos na maioria das vezes conseguem chegar intactos à juventude, onde receberão cuidados e traços de novos pintores.
Nessa fase, são preparados para serem replicados, mesmo estando ainda inacabados.
Numa linda magia passamos de telas à artífices, e começamos a pintar e cuidar de novos quadros, que também receberão pinceladas dos artistas mais experientes que nos pintaram, e vão estar sempre ao nosso lado.
A falta de experiência nos faz muitas vezes borrar a tela, fazer misturas estranhas de cores, esquecer de proteger da chuva e de outros perigos, mas aos poucos vamos aprendendo com os erros, e pintando cada vez melhor, sempre atentos aos cuidados que ela necessita.
O ciclo da vida vai se renovando sempre, e hora somos telas, hora somos pintores…, até chegar o momento de não conseguirmos mais pintar, nem cuidar, e de apenas recebermos cuidados e as últimas pinceladas que faltavam para sermos obras finalizadas e prontas para a grande exposição no céu, onde encontraremos todas as outras obras que também um dia foram finalizadas como nós.

Erika Borges
Cronista e Escritora do livro Crônicas e Reflexões da Vida e Do grupo do facebook e do YouTube Crônicas e Reflexões da Vida

Compartilhe: