Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Artigos

A influência do clima nas nossas emoções

O outono chegou diminuindo os termômetros e nos preparando para a queda das temperaturas que acontecerão nos próximos meses. Você já teve a sensação de ter mais disposição em um dia ensolarado e preguiça ou melancolia tomar conta durante o inverno? Isso não é apenas uma impressão ou mito, estudos mostram que o clima influencia sim no nosso humor e nas nossas emoções.
Um estudo público no MIT Technology Review (Revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos) mostra que ficamos mais felizes quando o dia está ensolarado. Foi realizada uma pesquisa baseada em 3,5 bilhões de posts no Twitter e no Facebook entre 2009 e 2016.
As evidências mostraram que os dias com temperaturas mais frias, com chuvas e dias nublados relacionavam-se com o predomínio de sentimentos piores nas pessoas. Os resultados também mostraram que quando está muito frio as expressões negativas das pessoas apareceram tanto quanto ocorrem em terremotos e ataques terroristas
A baixa luminosidade do outono e inverno favorecem a predisposição à sintomas depressivos e de ansiedade, além de queda no humor e energia. Isso é explicado especialmente pela baixa produção da serotonina, também conhecido como hormônio da felicidades, é intensificado quando a pessoa se expõe à luz solar. Portanto, são comuns sintomas de lentidão de pensamento, falta de energia, ausência de vontade para realização das tarefas e melancolia. Por isso é importante que haja o cuidado com a nossa saúde mental seja redobrado nesses períodos.
Algumas dicas são fundamentais para passar por esses momentos da forma menos impactada possível. O ponto inicial é compreender as estações com ciclos passageiros da nossa vida, especialmente o inverno, é um convite para a reflexão, introspecção, uma oportunidade para conhecermos melhor a nós mesmos.
É importante manter-se ativo durante esses períodos, com a prática de atividades físicas, que ajudam a ativar a produção de hormônios que fazem bem para a nossa saúde e bem-estar. A alimentação saudável também auxilia na diminuição do impacto negativo no nosso humor durante essas estações, balanceando os nutrientes e produção de hormônios também.
A psicoterapia também auxilia durante esse processo, não somente no inverno, mas em todas as estações do ano, nos ajudando a compreender melhor nossas emoções, buscar o nosso autoconhecimento e criar estratégias para lidar melhor com nossas dificuldades e emoções negativas.

 

 

Larissa Silva é psicóloga e
professora universitária
CRP 06/ 183024
psicologa.larissasilva

Compartilhe: