Ir para o conteúdo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Artigos

A IMPORTÂNCIA DO ENEM

O Enem vem trazer para os jovens possibilidades de conseguir alguma vaga em Faculdades/Universidades que desejam (excepcionalmente serve como Certificação do Ensino Médio). Para isso considera a pontuação no exame, como critério que poderá ou não permitir o ingresso na instituição de ensino superior. Esse sistema avaliativo adotado já há alguns anos, desde o Governo Fernando Henrique Cardoso, mesmo com algumas deficiências reforça o conceito de que é preciso haver um acompanhamento do rendimento escolar, um monitoramento de como os estudantes estão se saindo na capacidade de absorção do conhecimento recebido. E isso de uma certa forma pode servir para estimular os melhores alunos a se esforçarem mais, para obterem não apenas boas notas, mas a garantia de que irão prosseguir seus estudos, na Universidade.
Muitos se queixam de que os estudos são puxados, e que é muita matéria que se acumula, daí ser necessária a concentração e a disciplina nos estudos, desde os primeiros dias de aula. O segredo é não deixar as leituras para a última hora e ir acompanhando, dia-a-dia, o conteúdo que é dado em sala de aula, bem como os exercícios e trabalhos no decurso do ano. 
O Enem é prova de todas as matérias, e praticamente dois dias de exames. No primeiro dia das provas, são as matérias de ciências e tecnologias. No segundo, as de humanas: literatura, história, artes e gramática. É comum que muitos jovens fiquem estressados e até tensos no dia do exame, como se fossem fazer um vestibular. Alguns comem demais, outros esperam lendo revistas e amenidades, mas todos querem buscar meios para se descontrair, pois sabem que precisarão alcançar notas. O fato mais motivador do Enem é que pode permitir a um aluno pobre, mais aplicado,  obter seu lugar na Universidade, de forma gratuita. Por isso vale a pena se dedicar e aproveitar bem o tempo para estar em condições de obter um bom resultado. É bom lembrar que o Enem é a porta para o estudante do Ensino Público Básico obter bolsa integral ou parcial principalmente pelo Prouni.
 
Valmor Bolan é Doutor em Sociologia e Presidente da Conap/MEC (Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni).

Compartilhe: