Ir para o conteúdo

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Artigos

A crítica do cristão

A inteligência e a sensibilidade humanas, apreciam e julgam todas as pessoas, coisas e acontecimentos, com os quais entra em contato.É natural em todos, essa maneira de agir, porém, quanto maior é a riqueza interior das pessoas, melhor capacidade elas têm, de apreciar e julgar.
Os insensatos e os frívolos os que se perdem em pormenores ou vivem muito ligados à matéria, os que fazem nada ou fazem coisas demais, todos eles perderam, ou vêm perdendo para sua grande desgraça, o sentido do valor e do juízo.
Os cristãos devem ser almas criteriosas, que saibam aparecer e julgar as pessoas, as situações e os acontecimentos, com espírito sobrenatural, que devem se purificar com os crescimento espiritual de cada um.
Com semelhante maneira de apreciação e de juízo cristão, o trabalho e a ajuda aos amigos, nas suas vidas e atividades.
A capacidade de cada um, porém, é limitada e para evita que por uma razão ou outra, seja a crítica semelhante a de um fracasso, irônico, invejoso, orgulhoso, prepotente ou ressentido, mas que seja sempre, a crítica de um amigo e irmão, devem os cristãos, inclinar-se sempre com respeito, diante do santuário da pessoa e de se mundo interior, como se estivessem diante do próprio irmão do Senhor Jesus quando forem fazer uma apreciação ou julgamento de uma pessoa. O mesmo respeito deve haver, quando forem apreciadas coisas e acontecimentos.
Para que a crítica dos cristãos seja sempre a crítica do homem honesto, amigo, do irmão, isto é, que seja construtiva, amável, oportuna e santificante, ela deve procurar sempre, salvar a pessoa e as suas intenções; deve procurar melhorar as coisas e os acontecimentos.
A crítica dos cristãos, concilia e conserva a amizade, até dos adversários, quando esses são pessoas de sentimentos nobres e cristãos.
A crítica dos cristãos, manifesta-se sempre, em termos de pleno respeito e compreensão pelas pessoas, coisas e fatos.
As pessoas que não agem dessa maneira, não demonstram ter coração generoso, piedoso, amoroso; não podem dizer que agem como cristãos; não são cristãos…
Felizmente, você, nós, temos critérios cristãos!

Compartilhe: