quinta-feira, 09 de julho de 2020

Artigos

A CLASSIFICAÇÃO

Bom Dia Barretos.

A nova classificação de Barretos na faixa vermelha, com fechamento das atividades comerciais no município, acabou por intensificar a sensação de medo na nossa população, razão pela qual resolvi falar sobre o assunto e jogar um pouco de água benta.
Nada de grave ocorreu, para que Barretos mudasse de faixa. O aumento de notificações tem ocorrido pelo aumento de testes realizados. Dentre os critérios da classificação, leva-se em conta a capacidade da estrutura médico-hospitalar da cidade em responder às internações solicitadas. Barretos ainda apresenta uma capacidade operacional que garante atendimento adequado aos pacientes e, portanto, deveria se enquadrar na faixa amarela. Creio que pesou mais na decisão do governo, o baixo índice de distanciamento social.
Tomando os cuidados necessários, e me parece que os mesmos vinham sendo tomado pela rede comercial, o fechamento obrigatório por decisão judicial me pareceu excessivo. O mais grave foi como se refletiu no ânimo do barretense, tendo em alguns casos gerado um pavor obsessivo e a necessidade de recorrer a tratamento psicológico.
Agora, na sexta-feira, saiu nova classificação do governo estadual, colocando Barretos na faixa laranja. O que me admira, é que nesse intervalo de tempo, o quadro epidemiológico em Barretos não se alterou, mas as mudanças de classificação influíram no estado psicológico da população, levando muitos a procurarem tratamento especializado.
Quero tranquilizar a população, que nada mudou e o simples contato eventual com alguém acometido de Covid-19, não significa que estaremos sendo infectados. Oitenta por cento das pessoas acometidas ficarão assintomáticas e não apresentarão sintomas agudos, por isso fique tranquilo, use máscaras, lave as mãos com frequência, evite aglomerações e continue a desfrutar da vida que Deus lhe deu.
Caso se enquadre nos vinte por cento, aos sintomas como perda do paladar, do olfato, febre e tosse, ou disenteria e dores no corpo, ai sim procure um médico para receber orientação e o devido tratamento. Cuide de seu sistema imunológico, beba muita água, evite bebidas alcoólicas, durma oito horas todas as noites e evite stress.
Para completar fé, oração, confie em Deus e seja feliz.

Bom Dia Barretos.

Compartilhe: