Ir para o conteúdo

domingo, 01 de junho de 2014

Artigos

A casa sobre a rocha

Bem no finalzinho do “Sermão da Montanha” Lucas fala do discurso de Jesus sobre a diferença de uma construção sobre a rocha e outra sobre a areia!
A intenção de Jesus neste discurso é chamar a atenção de seus ouvintes para a grande prudência que os cristãos de todos os tempos precisam ter para organizar suas vidas.
A construção de uma “casa”, a que o Mestre se refere aponta para a edificação da vida espiritual de cada um de nós.
Na existência humana, nossas atitudes estão cercadas por valores positivos e valores negativos. A essas duas situações Jesus compara com a rocha e a areia. Ora construir sobre uma rocha é garantia de segurança, enquanto erguer uma construção sobre um lençol de areia é uma temeridade que certamente vai virar desastre.
Na vida cristã, rocha é o amor, a fé, a segurança que vem das promessas de Deus, o perdão, a busca da fraternidade, a fidelidade ao Evangelho, etc. Quem se apoiar nesses valores para edificar a sua vida espiritual e a partir daí a sua vida material, profissional, matrimonial, religiosa, nunca será decepcionado, apesar das possíveis dificuldades que encontrar pelos caminhos da vida.
Ao contrário, quem pretende partir para uma edificação espiritual, e não coloca alicerce verdadeiramente forte, valorizando as futilidades do mundo, a superficialidade, a mediocridade e as coisas sem valor, esse está construindo sobre areia, e as conseqüências em todas as suas atividades neste mundo ruirão, desmoronando mais cedo do que possam imaginar!
Edifiquemos a nossa vida com a sabedoria que o próprio Jesus nos ensinou!

Compartilhe: