Ir para o conteúdo

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Artigos

A cada mês o papa propõe uma Oração por necessidades da humanidade

(do Prefácio do Manual do Apostolado da Oração)

 

A oração pelas necessidades da humanidade e da Igreja, propostas pelo Santo Padre e pelas Igrejas locais, gera intimidade com Cristo, compromisso de serviço e prática da misericórdia. A comunhão com o Senhor dispõe à colaboração e à caridade, seja de forma pessoal ou por um compromisso coletivo através de organizações de assistência ou de instituições sociais de diversos tipos, em união com outros crentes ou com homens e mulheres de boa vontade.
Dessa forma, o Apostolado que provém da Oração pelas intenções do Santo Padre, transformado em Rede Mundial de Oração do Papa, mantém e fomenta uma união entre a fé e a vida cotidiana.
Assim, retomando a experiência vivida em toda a existência do Apostolado da Oração e o Espírito do Concílio Vaticano II traduzido juridicamente no Código de Direito Canônico de 1983, faz-se necessário, neste novo milênio, renovar seus Estatutos, de modo que se acolham as orientações dos Papas recentes e em particular o pedido do Papa Francisco.
Ao propor as Intenções de Oração que o Santo Padre mensalmente apresenta à Igreja, queremos que os batizados – adultos, crianças e jovens – as conheçam, as levem à oração e as meditem, de maneira que encontrem formas criativas de traduzir em seu ambiente com atitudes, gestos e palavras, as realidades que elas se referem. Por esse motivo, a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), que é proposta a pessoas maiores de 25 anos, conta com um braço jovem denominado Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).
O Movimento Eucarístico Jovem (que a princípio se chamava “Cruzada Eucarística”, mas que recebeu essa nova denominação a pedido do papa São João XXIII) é um Movimento Internacional de formação cristã para crianças e jovens, de 5 a 25 anos, que lhes possibilita participar nessa dinâmica de oração e serviço, aprendendo a viver ao estilo de Jesus. Sua missão, organização e itinerário pedagógico estão devidamente explicitados em seus documentos oficiais, inspirando-se e participando da mesma espiritualidade e orientação que a Rede Mundial de Oração do Papa.

Compartilhe: