Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Artigos

A BATALHA DO IOF

Bom Dia Barretos.

O governo Lula começou com o ministro Haddad prometendo déficit zero, o que foi comemorado pelo mercado em geral. Déficit zero deve ser conquistado com corte nos gastos, o governo gastando menos do que arrecada, e assim, equilibrando as contas e impulsionando os investimentos no país. Ledo engano, o governo só criou impostos, aumentou a arrecadação a ponto de bater recordes acima de recordes de arrecadação, mas negando-se a cortar despesas.

As torneiras foram abertas para atender penduricalhos que teoricamente agradaria os eleitores pensando desde o primeiro momento na reeleição. A última façanha da sede arrecadatória foi enviar ao Congresso uma nova proposta de aumento de impostos, o sobre as operações financeiras, o que foi rejeitado de pronto pela grande maioria dos parlamentares e pelo mercado em geral.

O governo não se conformou e começou uma caça de votos de deputados para aprovar o IOF. Mas a ideia de que a espiral de aumento de impostos tinha chegado ao fim estava patente e o governo não conseguia angariar os votos necessários para aprovar o projeto. Aí o governo apelou prometendo cortar as emendas parlamentares se o projeto não fosse aprovado, o que levou o presidente da Casa a pautar em Plenário o referido projeto, que já tinha a urgência votada anteriormente por larga maioria de votos.

Nova derrota acachapante do governo federal, que contou com os votos contrários até da chamada base parlamentar, diga se de passagem, que vem gradativamente abandonando o barco do governo. Em vez de reconhecer a derrota, o governo resolveu criar uma disputa governo contra o Congresso e o ministro Haddad anunciou que poderá recorrer ao Supremo para manter o IOF, o que é inadmissível num regime democrático.

Os senhores deputados foram eleitos para legislarem e o fizeram legalmente, razão pela qual o Judiciário não tem que opinar. Que o governo aceite a derrota e corte gastos para equilibrar as contas.
BOM DIA BARRETOS.

Compartilhe: