Ir para o conteúdo

domingo, 20 de outubro de 2013

Artigos

A alegria de servir

O serviço aproxima o discípulo do Mestre. "Eu lhe dei o exemplo para que façam o mesmo." (João 13,1ss). O próprio Jesus nos diz que há uma única maneira para ser autenticamente discípulo: servindo o próximo do jeito que Ele fez. Quando alguém adquire a consciência e o significado da dimensão do serviço gratuito ao próximo, ai descobre o verdadeiro sentido da vida.
A fé não é uma força direcionada aos interesses e caprichos pessoais, mas voltada aos interesses dos irmãos e do Reino de Deus. A pessoa de fé sabe que tudo o que tem e faz de bom vem de Deus. Por essa razão, ela não lança diante de Deus os seus merecimentos, exigências e privilégios. Ela se reconhece profundamente serva, já que tudo o que realizou nada mais foi do que sua obrigação.
Só que empenhar a força do seu amor na construção do Reino de Deus, é dada a alegria e a satisfação de exclamar: sou um servo pobre e inútil, fiz o que devia fazer. O discípulo do Senhor, "que veio para servir e não para ser servido" não invoca méritos e direitos, mas celebra a alegria de servir.

Compartilhe: