Ir para o conteúdo

sábado, 31 de julho de 2021

Artigos

8 dicas para um bom controle da pressão

Olá!
Todos nós sabemos que a pressão alta é uma doença silenciosa e por isso, muito perigosa, por trazer sérias consequências, como derrame cerebral, infarto do miocárdio e perda da função renal, fora outras alterações. O diagnóstico é apenas estabelecido através das medidas da pressão arterial com valores iguais ou acima de 140×90 mmHg (ou 14×9). O tratamento não consiste apenas no uso das medicações de forma correta. Veja algumas dicas para ajudar no controle além dos remédios, o que também ajuda na prevenção:
1. Mande o estresse para longe. Ansiedade e nervosismo são vilões do coração. Hoje, 69% dos brasileiros se dizem estressados. Aí sobra para as artérias: o indivíduo estressado permanecerá com a pressão num patamar mais elevado. Portanto, reserve um tempo do seu dia e faça algo que o deixe verdadeiramente feliz e calmo.
2. Diga não aos quilinhos a mais. Quanto mais elevado o seu peso estiver, mais elevada será a pressão arterial.
3. Mexa-se! Pode acreditar: a falta de atividade física frequente contribui para o aumento da pressão arterial.
4. Diminua ou se possível, abandone bebidas alcoólicas. Um estudo com mais de 12 mil pessoas observou que o uso abusivo em um mesmo dia de 6 doses esteve associado a um aumento de 40% no risco de infarto nas 24h seguintes.
5. Não fume. O tabaco aumenta a pressão após cada tragada além de ocasionar a elevação crônica da pressão.
6. Fique de olho no teor de sódio dos alimentos. Reduza o sal, molho inglês, ketchup e alimentos industrializados.
7. Adote hábitos alimentares saudáveis. Não basta apenas retirar o sódio da refeição. Sabemos que a ingestão de frutas e verduras ajudam no controle pressórico.
8. Policie-se. Meça regularmente a pressão arterial. Lembre-se: pressão alta é uma doença silenciosa.
Lembrando que durante os dias mais frios, a pressão tende a manter-se mais elevada. Converse sempre com um cardiologista.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887 | RQE 64.850

Compartilhe: