Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

7 santos que viveram a extrema pobreza

1. São Francisco de Assis: O mais famoso dos santos pobres que deixou tudo para seguir o Senhor. Nasceu em uma família rica, mas decidiu vender tudo o que tinha para dar aos pobres e viver na pobreza, na humildade e na compaixão. Em 1210 escreveu a regra dos franciscanos, tendo a pobreza como fundamento de sua ordem, que se manifestava no modo de vestir, nos utensílios que usavam e em suas ações. Apesar de tudo, sempre pareciam felizes.
2. São João de Deus: português, deixou tudo e até fingia estar louco para expiar os seus pecados. Foi levado a um manicômio e sofreu vários espancamentos, pois era assim que tratavam os loucos naquele tempo. Isso lhe permitiu descobrir que para curar os doentes primeiro deveria curar a alma. Fundou um hospital para os pobres.
3. Santo Inácio de Loyola: era o mais jovem dos filhos de uma rica família espanhola. Quando se reencontrou com o Senhor, decidiu viver a pobreza e a penitência. Ele se vestia como um mendigo e vivia da providência.
4. Santa Bernadette Soubirous: A vidente de Nossa Senhora de Lourdes na França nasceu em uma família que padecia da mais absoluta pobreza. Às vezes, nem tinham comida. As dívidas obrigaram os Soubirous a abandonar o engenho onde viviam e procurar uma casa com apenas um quarto, onde se alojava toda a família composta pelos pais e seus quatro filhos. Para conseguir pão para os filhos, os pais aceitavam todo o trabalho que encontravam.
5. Santo Domingo Savio: o mais velho de cinco filhos. Aos 12 anos, conheceu São João Bosco pela primeira vez e pediu-lhe que o admitisse gratuitamente na escola que o santo tinha para as crianças pobres. No dia de sua primeira comunhão, escreveu a famosa resolução que diz: “Prefiro morrer a pecar”. Faleceu quando tinha apenas 14 anos.
6. São José Cupertino: O chamado “santo voador”, devido às suas muitas comprovadas levitações, veio ao mundo em um pobre barracão. Foi expulso dos Capuchinhos por ser distraído. Se refugiou na casa de um parente rico, mas este dizia que o jovem “não era bom para nada” e o jogou na rua. Viu-se então obrigado a voltar à miséria e ao desprezo de sua casa. Aceito como mensageiro no convento dos frades começou sua impressionante vida de santidade.
7. São Diego de Alcalá: Nasceu em uma família muito pobre na Espanha. Viveu toda a sua vida na pobreza e com os pobres. Morreu em Alcalá de Henares onde foi porteiro e jardineiro em um convento durante sete anos.
Fonte: ACI Digital

Compartilhe: