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sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Artigos

7 dicas para ajudar a abaixar o colesterol

Olá!
O colesterol em excesso vai se depositando na parede dos vasos e facilita o depósito de outras substâncias como cálcio e fibrina. O resultado é a temida placa nas artérias. Há perigo de infarto ou derrame por dois motivos: o aumento progressivo dessa placa ou por um coágulo que surge de um rompimento e obstrui completamente o fluxo.
Quem descobriu o colesterol alto, precisa obedecer a recomendação do médico que em alguns casos inclui medicamentos. Além disso, há estratégias que podem ajudar a abaixar:
1. Reduza o consumo de gordura saturada. Este tipo de gordura está presente nas peles das aves, na gordura da manteiga e no leite integral. Também estão presentes em carne de porco, chocolate, queijo, creme de leite e carne processada.
2. Elimine gordura trans da alimentação. Este tipo está presente nos alimentos industrializados tanto doces quanto salgados. Por exemplo: salgadinhos de pacote, batata frita e frituras em geral, comida pronta congelada, sorvetes, balas e chicletes recheados, pizzas congeladas, macarrão semipronto, pipoca de micro-ondas, achocolatados e vitaminas prontas.
3. Consuma alimentos com ômega 3. Presente em peixes de águas profundas como sardinha, salmão e atum. Mas lembrando que o preparo desses alimentos deve ser saudável. Chia e linhaça que dá para usar em receitas de saladas, vitaminas e shakes ou acompanhar um iogurte.
4. Coma alimentos com fibras solúveis – ajudam a eliminar parte do colesterol através das fezes e inclui aveia, feijão, maçã e pêra.
5. Inclua atividades físicas no dia a dia. Estudos já mostram que pessoas mais ativas tem colesterol mais baixo e conseguem aumentar o colesterol bom (HDL).
6. Parar de fumar. Estudos apontam que as pessoas que deixam de fumar diminuem o colesterol total e aumentam o colesterol bom.
7. Perder peso. A obesidade ou ter um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais é outro fator que coloca uma pessoa em risco de desenvolver colesterol alto. Estudos também confirmam que a perda de peso ajuda no controle do colesterol.
O colesterol alto não provoca sintomas, por isso a importância de sempre manter as consultas médicas de check-up e os exames de sangue em dia para conferir se os níveis de colesterol andam saudáveis.

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887 | RQE 64.850

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