Ir para o conteúdo

terça-feira, 09 de agosto de 2022

Artigos

6 sinais que podem indicar problemas no coração

Olá!
Muitas vezes o coração dá sinais sutis, difíceis de notar, entender e associar com as doenças cardíacas. São sintomas pouco conhecidos ou que se confundem com outros problemas mais comuns. Por isso, é importante estar atento ao seu corpo e dar a devida importância às mensagens que ele envia. Veja 6 sintomas que podem indicar problemas no coração:

1.Tosse noturna – Se o coração não estiver trabalhando direito, quando deitamos para dormir, pode haver um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que pode resultar na congestão pulmonar e o estimulo à tosse.

2.Inchaço de pés e pernas – Podem ocorrer por diversas razões, incluindo até mesmo o calor em excesso. Se constante, pode indicar problemas graves como a insuficiência cardíaca. Quando o músculo do coração fica fraco e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades, o que acaba gerando a retenção de líquidos. Assim, os pés e as pernas são as regiões que costumam ser mais afetadas por conta da gravidade.

3.Fadiga – Quando o coração está dilatado ou fraco, não bombeia o sangue com eficiência para os pulmões e músculos, levando à fadiga. É o sinal de inúmeras doenças cardíacas, como as arritmias e doenças valvares. Pode vir acompanhado de falta de ar e provoca desconforto principalmente ao realizar esforço físico como subir escadas ou durante uma caminhada.

4.Perda da consciência ou desmaios – Situações que diminuem o fluxo sanguíneo para o cérebro poderão trazer alteração de consciência e até desmaios. Doenças da válvula que obstruem a saída do fluxo de sangue podem levar ao aparecimento desse sintoma, principalmente durante um esforço. Arritmias cardíacas também são responsáveis em desencadear desmaios. A redução nos batimentos cardíacos por medicamentos e principalmente bloqueios no sistema de condução é outra causa.

5.Falta de ar – Ficar constantemente sem fôlego ao realizar tarefas rotineiras simples como caminhar na rua, subir pequenos lances de escada ou carregar pequenas quantidades de peso podem ser indícios de problemas cardíacos. É importante diferenciar esses sintomas de uma simples falta de condicionamento físico.

6.Batidas cardíacas irregulares – De modo geral, em repouso, um coração saudável bate de maneira regular. As batidas cardíacas irregulares podem ser percebidas quando o ritmo de batimentos do coração é alterado sem a presença de estímulos externos como estresse, esforço físico, susto, entre outros.
Por isso, é importante estar atento ao seu corpo e dar a devida importância às mensagens que ele envia. Tenha bons hábitos de vida e faça consultas com seu cardiologista regularmente.
Um ótimo domingo e até o próximo!

 

Daniele Rezek
Cardiologista
CRM 145.887
RQE 64.850

Compartilhe: