Ir para o conteúdo

domingo, 17 de agosto de 2014

Artigos

5ª Assembleia das Pastorais Sociais

O padre Luiz Paulo Soares coordena hoje, na Capela Nossa Senhora Aparecida da Vila Pereira, a 5ª Assembleia das Pastorais Sociais. O evento reúne membros de pastorais e movimentos, como Pastoral da Criança e Vicentinos, para avaliarem o trabalho social realizado na diocese e para definir a realização do Grito dos Excluídos.
 
São Jacinto, apóstolo da Polônia
O santo de hoje celebrado pela Igreja nasceu no ano de 1183 em Cracóvia (Polônia) e chamava-se Jacó. Com o apoio da família, ingressou para a vida religiosa tendo conhecido São Domingos de Gusmão em Roma no ano de 1221. Desta forma, passou a fazer parte da Família Dominicana. Os Dominicanos, por sua vez, deram-lhe o nome de Frei Jacinto.
Documentos seguros indicam-nos que era pregador em Cracóvia, em 1228, no convento da Santíssima Trindade, e que pregava a cruzada contra os Prussianos em 1238. Morreu a 15 de agosto de 1257.
Era parente do Bispo de Cracóvia e durante a sua vida foram fundados os conventos de Breslau, Sandomir e Dantziga. Em 1228, a partir do capítulo geral dominicano de Paris, Jacinto juntamente com outros dominicanos foram transferidos para Rússia, onde sua evangelização atingiu também os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Substituíram os Cistercienses, menos bem preparados. Mas os Tártaros, em 1241 e 42, destruíram numerosos conventos e fizeram muitos mártires.
Depois da passagem deles, a obra apostólica foi retomada e Jacinto retornou à Cracóvia. Jacinto é considerado o apóstolo da Polônia. Desde 1260, três anos após sua morte, o seu túmulo atraía peregrinos. O culto dele abrangeu toda a Polônia. Foi canonizado pelo Papa Clemente VIII, em 1954.
 
comunicacao@diocesedebarretos.com.br | www.diocesedebarretos.com.br

Compartilhe: