domingo, 25 de outubro de 2020

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5 maneiras de diminuir o colesterol

Olá!

Você sabia que o colesterol nos alimentos desempenha apenas um pequeno papel no aumento dos níveis de colesterol no corpo? Mas o que comemos tem uma grande importância na gestão desse colesterol e na saúde do coração. Os hábitos alimentares consistentemente ruins, combinados com a falta de atividade física, podem levar ao ganho de peso prejudicial, o que também pode elevar os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuir os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), afetando negativamente a saúde do coração.
Ouvimos diversas vezes que o equilíbrio é a chave para a saúde. Existem alguns alimentos que podem melhorar os níveis de colesterol LDL e ingerir esses alimentos em quantidades moderadas pode ajudar a manter-nos em forma. Alimentos que contêm gorduras saudáveis ou fibra solúvel são ótimos exemplos. Aqui estão algumas ideias para as refeições:
• Café da manha: A aveia é uma maneira de começar o dia saudável . Além de promover saciedade, é rico em fibra solúvel. Você pode acrescentar nas frutas e com nozes.
• Almoço: Leguminosas como grão de bico, lentilha e feijão são outra grande fonte de fibra solúvel.
• Jantar: O peixe é uma ótima fonte rica em ômega-3 (um tipo de gordura poli-insaturada).
• Sobremesa: Maçã e frutas cítricas contêm um tipo de fibra solúvel chamado pectina.
• Lanches: Nozes e sementes são uma fonte rica de gorduras insaturadas para baixar o colesterol. Um pequeno punhado entre as refeições maiores estão associados a níveis mais baixos de colesterol LDL.
• Outras dicas importantes: Use óleos mais saudáveis (como canola ou girassol) em vez de escolher manteiga e outras gorduras animais.

Um ótimo domingo e até o próximo!

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