Ir para o conteúdo

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Artigos

5 dicas para prevenir varizes

Olá!
Hoje, vamos falar de um problema vascular comum: as varizes. São veias mais dilatadas e quando não tratadas, podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios. Assim como os vasinhos, as varizes são hereditárias, mas a falta de algumas substâncias, como o colágeno e a elastina, faz a parede do vaso ficar mais frágil e provoca seu alargamento. Outros fatores, como alterações hormonais, uso de pílula anticoncepcional, sedentarismo e obesidade, podem contribuir para o surgimento.
Veja algumas dicas para ajudar a prevenir:
1. Evite fumar. O cigarro é responsável por danos às paredes dos vasos sanguíneos, além de aumentar a predisposição à formação de trombos, ou seja, os coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda (TVP). Além disso, evite combinar a pílula anticoncepcional com o hábito de fumar, pois essa associação aumenta ainda mais o risco de formação de coágulo
2. Não exagere no salto. Sapatos com saltos muito altos, quando utilizados com frequência, podem contribuir para o aparecimento de varizes.
3. Movimente-se. O importante para evitar a dor e o inchaço é não ficar muito tempo sentado ou em pé, portanto, procure caminhar, subir escadas, andar pelo escritório ou em casa ao longo do dia.
4. Alimente-se bem e mantenha o peso ideal. Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura visceral, o que exerce um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea.
5. Pratique atividade física. Não só contribui para a perda de peso, como influencia a circulação sanguínea.
Bom domingo e até o próximo!

Compartilhe: