sábado, 28 de novembro de 2020

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4 técnicas de respiração contra ansiedade

Olá!
A ansiedade é uma das queixas mais frequentes no consultório. Um estudo, realizado pela Universidade de Standford nos Estados Unidos em 2017 descobriram um grupo de neurônios que regula o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse.
Como os demais sistemas do corpo humano, a respiração é influenciada por nossas emoções. Temos um padrão para cada situação – ou seja, a maneira como respiramos quando estamos cansados é diferente de quando estamos nervosos. Com base nisso, o inverso também acontece: podemos usar o padrão respiratório para acessar determinado estado, como a tranquilidade.
Confira 4 técnicas para testar:
1. Quadrada: Nesse tipo de respiração, a cada inspiração e expiração, existe uma pausa. Inspire por contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro. Expire lentamente enquanto por quatro segundos e, após “esvaziá-los”, mantenha-se assim por mais quatro. É como se você, ao final, estivesse formando um quadrado respiratório, com quatro segundos em cada passo, daí o nome da técnica.
2. Expiração alongada: A prática é semelhante à anterior, no entanto, enquanto você inspira por quatro segundos, a recomendação é expulsar o ar pelo dobro do tempo (isto é, por oito segundos). Ela é benéfica porque enquanto a inalação está relacionada ao sistema nervoso simpático (SNS), que controla o mecanismo de luta e fuga, a expiração está relacionada ao sistema nervoso parassimpático (SNP), que influencia a nossa capacidade de relaxamento.
3. Abdominal: quando estamos tranquilos, tendemos a inspirar e expirar lentamente, o que evidencia a extensão e a contração do abdômen. Então experimente parar e respirar com mais tranquilidade e profundidade, colocando a mão sobre o abdômen para senti-lo se movimentar.
4. Alternando as narinas: Com a ajuda do dedo indicador, inspire por uma narina e expire pela outra. Na sequência, a narina que “puxou” o ar deve ser usada para “soltá-lo”. Assim como todas as anteriores, essa técnica acalma porque faz com que você se concentre no momento presente.
Respira, inspira e não pira. Um ótimo domingo e até o próximo!

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