sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Artigos

4 passos para iniciar uma rotina de vida saudável

Olá!

Toda semana trago um artigo sobre doenças cardiovasculares e prevenção, e sempre no final acabo dizendo sobre estilo de vida saudável, não apenas para garantir a boa forma, mas principalmente para ter um organismo saudável e manter-se longe de uma série de problemas. Muitos leitores sabem da importância porém não colocam em prática.
Para quem sempre teve um estilo de vida de baixa qualidade, com dias sedentários, noites mal dormidas e uma dieta ruim, pode ser difícil transformar a rotina e torná-la saudável. Pode ser que nos primeiros dias a pessoa consiga se exercitar mais e comer melhor. No entanto, com o passar dos dias, o desânimo, a preguiça e o cansaço batem, tornando praticamente impossível persistir com os novos e bons hábitos. Por isso, hoje trouxe dicas para ajudar nessa tarefa:
Comece. O processo é cíclico. Dá para começar aos pouquinhos, sem fazer as coisas de um dia para o outro ou ser radical. Por exemplo – os primeiros passos podem ser: incluir mais alimentos naturais nas refeições, beber mais água, evitar as bebidas açucaradas e começar a caminhar. Com o passar do tempo, a própria presença dos bons hábitos no dia a dia o fará com que fique orgulhoso(a) de si mesmo. Você se sentirá inspirado(a) e motivado(a) consigo mesmo(a) e com o seu progresso a seguir pela frente.
Aumente aos pouquinhos. Ser muito extremo no inicio – aderir a uma dieta mais restritiva ou treinar 5x/semana – não é a melhor ideia. Mudanças tão bruscas podem ser difíceis de sustentar. Por exemplo, na primeira semana dá para incluir 3 caminhadas para se adaptar. Já na segunda semana, pode cortar os produtos industrializados e passar a comer mais alimentos saudáveis e naturais.
Recompensar a si mesmo pelas ações positivas – Só não vale se entupir de guloseimas, refrigerante, fast food e outras coisas que passam longe de ser saudáveis. Nem muito menos se encher de bebidas alcoólicas. É preciso lembrar que de inicio, os resultados mais expressivos podem demorar a aparecer.
Tenha uma companhia. É ter ao lado alguém com o mesmo objetivo que o seu, de tornar a rotina mais saudável. Assim, quando o desânimo bater, haverá alguém para levantar seu ânimo e motivar a não abandonar.

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: