Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

4 iniciativas para viver a Quaresma durante quarentena por coronavírus

Diante do avanço do novo coronavírus COVID-19, muitos países tomaram a decisão de impedir a mobilidade dos cidadãos com a declaração de quarentena, o que levou muitos católicos a buscar iniciativas para poder viver bem o tempo da Quaresma em sua própria casa.
Com a Semana Santa tão próxima, a ACI Digital propôs quatro ideias para poder ter uma boa preparação e viver a Quaresma em quarentena:
1. Praticar as obras de misericórdia espirituais e a caridade: Sem violar as normas estabelecidas pelo governo, é possível ter iniciativas de caridade com os mais necessitados e vulneráveis ao vírus, como oferecer ajuda aos idosos para comprar alimentos e remédios de que precisam. Além disso, é um bom momento para praticar as obras de misericórdia espirituais dentro das famílias ou com os vizinhos mais próximos, ao conversar com eles, dando-lhes conselhos e animando-os neste período difícil.
2. Viver on-line a Santa Missa e a Exposição do Santíssimo: A quarentena não é uma desculpa para descuidar da vida espiritual. Diferentes paróquias ao redor do mundo tomaram a iniciativa de transmitir ao vivo a celebração da Santa Missa em diferentes horários, dando a possibilidade aos fiéis de escutar o Evangelho de casa. Da mesma forma, a Exposição do Santíssimo Sacramento, especialmente às quintas-feiras, está sendo transmitida pelas redes sociais e ajuda as pessoas a continuar fortalecendo a oração, apesar de não poder sair de suas casas.
3. Evangelizar a família: A quarentena é um momento especial para poder se aproximar e evangelizar os membros da família. Por meio de recursos digitais, diferentes paróquias e basílicas oferecem cursos e catequese para a Quaresma. Além disso, as redes sociais de sacerdotes são uma fonte de ajuda.
4. Fortalecer a devoção a Nossa Senhora: Ao romper com a rotina diária, esse tempo de confinamento pode ser um motivo para começar a rezar o Ângelus ou o Santo Terço em família. Além disso, é possível acompanhar a Nossa Senhora de Lourdes, na França, através de uma novena de oração especial, que está sendo realizada de terça-feira, 17 de março, até o próximo domingo, 25 de março, dia no qual a Igreja celebra a festa da Anunciação e aniversário da aparição de Nossa Senhora de Lourdes.

Compartilhe: