domingo, 25 de outubro de 2020

Artigos

18º Congresso Eucarístico Nacional é adiado para 2021

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antônio Fernando Saburido, anunciou, no dia 30 de março, o adiamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional (XVIII CEN) para 2021. Por conta da pandemia do novo coronavírus e das incertezas em decorrência deste momento, foi definida a nova data para o período de 12 a 15 de novembro do próximo ano, também na arquidiocese pernambucana.
“Feita a devida consulta aos bispos do Regional Nordeste 2 e à presidência da CNBB recebi, através de telefonema do Secretário Geral – Dom Joel Portella Amado, a confirmação de que toda a presidência está de acordo com o adiamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional, a ser sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, para o período de 12 a 15 de novembro de 2021, em comunhão com os 21 bispos do Regional que também se manifestaram favoráveis, devido à pandemia da Covid-19 presente em todo o mundo”, anunciou o prelado.
A Presidência da CNBB manifestou, por unanimidade, a concordância quanto ao adiamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional para 2021. Em comunicado, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, elogiou a decisão: “Trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”.
O 18º Congresso Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese de Olinda e Recife, sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O propósito, de acordo com dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.
A realização do XVIII CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.
Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Compartilhe: