Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Artigos

A palavra “Bispo” deriva do grego epíscopos e significa “quem monitora do alto”. O epíscopos era, no mundo romano, um militar, encarregado do controle do funcionamento correto da vida dos soldados dentro do acampamento.
A palavra “padre” (do latim pater = pai) tem seu conceito derivado do grego presbíteros, e significa “ancião”. Os presbíteros ou padres estão junto com os Bispos na grande responsabilidade de guiar a comunidade, no anúncio do Evangelho, na celebração da Eucaristia, na defesa da fé, no acolhimento dos pecadores arrependidos.
O termo “diácono” deriva do grego diakonos e significa servo, servidor. Os diáconos estão junto com os Bispos e dos presbíteros em tarefas a serviço da comunidade, sobretudo na pregação, na liturgia, na administração dos bens comuns e no serviço aos pobres em pastorais sociais.
Papa é o nome tradicional com o qual se indica o Bispo de Roma. A palavra deriva do latim, como abreviação da expressão Pater Pastorum – Pai dos Pastores = Bispos, ou ainda Pater Patrorum = Pai dos Pais. O Papa também tem o título Servus Servorum Dei = Servo dos Servos de Deus.

Compartilhe: